• Clinica NeuroGandolfi

Reflexões sobre o tédio nas crianças




Algo que me entristece é perguntar a uma criança ou aos pais dela o que ela MAIS gosta de fazer e receber como resposta: ficar no celular. Ou ainda, "só deixamos ela usar o telefone em momentos chatos, como restaurantes".


Quando foi que deixamos de sentir prazer apenas em estar junto de quem amamos? Crianças AMAM estar com os pais. Por sua própria imaturidade, não se comportam como adultos, em ambientes coletivos. Afinal, são CRIANÇAS. Cabe a nós, adultos, buscarmos maneiras de inseri-los nesses contextos. As telas atraem, silenciam as crianças, mas serão mesmo o melhor caminho?


Percebo na nossa geração uma necessidade constante de manter as crianças ocupadas, entretidas. Animadores guiando as brincadeiras em festas infantis. Eletrônicos nos momentos de espera. Aulas extracurriculares. Porque temos tanto medo do tédio?


É no ócio que as crianças aprender a refletir, contemplar. Desenvolvem a criatividade. Aprendem a esperar. Fazem uma pausa. Algo tão importante e tão raro nesse mundo imediatista e acelerado que vivemos. Precisamos fugir tanto dele?


ATENÇÃO: Esta postagem não tem o objetivo de substituir a consulta pediátrica. Somente o médico tem condições de avaliar caso a caso e somente ele pode orientar o tratamento e a prescrição de medicamentos.

#maternidade #mamaecuida #papaicuida #sercrianca #maternidadereal #sermae #cuidadosnainfancia #criançasegura #crianças #maternidade #cuidadosinfantis #cuidados #falapediatra #orgulhodapediatria


Dra. Valéria Gandolfi Geraldo

Pediatria - Neurologia Pediátrica - Desenvolvimento e Comportamento Infantil

CRM-SP: 105.691 / RQE: 26.501-1

Rua Dr. Pedro Costa, 483 - 3o. andar, sala 32, Centro, Taubaté - SP

CEP: 12.010-160  -  Tel: (12)-3621.4846 / Celular e whatsApp: (12) 97401. 8970  

E-mail: neurogandolfi@hotmail.com  -  Atendimento secretaria: Segunda a sexta das 9h às 16h

©  2020 por Clínica Neurológica Gandolfi.

  • Autismo na web
  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon