• Clinica NeuroGandolfi

Respeito, honestidade, carater e alegria: como podemos ensinar aos nossos filhos?


📌Respeito, honestidade, caráter e alegria: como podemos ensinar aos nossos filhos?


💡Ensinar aos nossos filhos a serem boas pessoas e de caráter e virtudes para contribuir para a sociedade não é uma tarefa fácil.


🤔Mas, afinal, como ensinar as virtudes de ética, integridade, valores, temperança, fortaleza, justiça, capacidade de perdoar, respeito, honestidade, gratidão, alegria e persistência?


👉A resposta mais óbvia é dando bons exemplos. O ser humano aprende por imitação. Se você age errado, seu filho vai aprender que é algo que pode ser feito. Mas, se fizer o correto, ele vai absorver as virtudes! Ensine pelo amor e diálogo, não pelo medo!


👉A segunda é pela formação de hábitos. Os comportamentos apropriados devem ter inicio na infância: cumprir seus deveres, falar a verdade, ser ativo, ter disciplina, aprender a adiar a gratificação (primeiro você arruma o seu quarto, depois você brinca) e muitos outros. Esses comportamentos são um bom rumo para uma vida melhor.


👉A terceira é através da conversa com os filhos e estar presente no dia a dia deles. Crie o hábito de ver filmes e ler historias em família e discutir depois sobre o assunto. Faça as refeições juntos e pergunte o que aconteceu com ele, no período em que ficaram separados. Com a participação dos avós, fale sobre a história da família e ancestralidade, criando uma identidade com o passado


👉Há virtudes, como persistência e resiliência, que precisam de algum grau de sofrimento ou privação para serem adquiridas. Assim, não tenha medo de frustrar um desejo dele. Um fracasso em alguma atividade, como colégio ou esporte, ensina a habilidade de superar obstáculos que estão por vir. A ansiedade, a tristeza e o medo, uma vez ultrapassados, irão deixar memórias e fortalecimento pessoal.


#formandoofuturo #criandovirtudes #mamaecuida #papaicuida #maedemenina


Dra. Valéria Gandolfi Geraldo

Pediatria - Neurologia Pediátrica

CRM-SP 105.691 - RQE: 26.501-1

1 visualização0 comentário

Rua Dr. Pedro Costa, 483 - 3o. andar, sala 32, Centro, Taubaté - SP

CEP: 12.010-160  -  Tel: (12)-3621.4846 / Celular e whatsApp: (12) 97401. 8970  

E-mail: neurogandolfi@hotmail.com  -  Atendimento secretaria: Segunda a sexta das 9h às 16h

©  2009-2021 por Clínica Neurológica Gandolfi. Todos os direitos reservados.

  • CE28317B-9C74-43D8-8275-87F447147B56_edi
  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon