Clinica NeuroGandolfi
Seis dúvidas sobre crises epilépticas
Atualizado: 20 de out. de 2020

Seis dúvidas sobre crises epilépticas:
🧠NÃO se solicita de rotina nível sérico de drogas anti-crise. Ele não precisa ser solicitado quando não há efeito adversos ou nos casos de crises epilépticas controladas. Só é indicado quando há dúvida de aderência ao tratamento, toxicidade, politerapia ou gravidez.
🧠NÃO se prescreve ácido valpróico em mulheres acima de 9 anos de idade, mesmo se ainda não tiverem menstruado. Ele é a droga anti-crise que mais tem risco associado com Transtorno do espectro autista (TEA), malformações fetais e baixo quoeficiente intelectual (QI) em crianças.
🧠NÃO se solicita de rotina Eletroencefalograma (EEG) em caso de síncope. O EEG pode ser normal em pacientes epilépticos e ser alterado naqueles sem. Ele só deve ser indicado nos casos com história muito caracteristica de epilepsia. 75% das síncopes são de origem cardíaca; 24% endócrino-metabólicas e 1% neurológicas.
🧠NÃO se precreve drogas anti-crise por período prolongado nos casos de crises por abstinência. Suspensão abrupta de álcool ou outras substâncias (como os benzoazepínicos) podem provocar crises epilépticas circunstanciais. Assim que o período de desintoxicação terminar, as drogas anti-crise não são mais indicadas.
🧠NÃO se solicita de rotina EEG e neuroimagens em caso de crise febril. Esses exames só são indicados, na urgência/emergência, no estado de mal epiléptico febril e/ou nas suspeitas de encefalites.
🧠 NÃO se solicita de rotina Tomografia de crânio, na urgência/emergência, em caso de crise em paciente previamente já diagnosticado com epilepsia. Só está indicada na suspeita de traumatismo cranioencefálico e/ou alteração do padrão neurológico no pós-ictal.
📚Guia de referência:
Sociedade Americana de Epilepsia e ILAE (Liga Internacional contra a epilepsia).
#duvidas #crisesepilepticas #epilepsia #crisefebril #convulsaofebril
Dra. Valéria Gandolfi Geraldo
CRM-SP 105.691 / RQE: 26.501-1
Pediatria - Neurologia Pediatrica