• Clinica NeuroGandolfi

Seis dúvidas sobre crises epilépticas

Atualizado: Out 20


Seis dúvidas sobre crises epilépticas:

🧠NÃO se solicita de rotina nível sérico de drogas anti-crise. Ele não precisa ser solicitado quando não há efeito adversos ou nos casos de crises epilépticas controladas. Só é indicado quando há dúvida de aderência ao tratamento, toxicidade, politerapia ou gravidez.


🧠NÃO se prescreve ácido valpróico em mulheres acima de 9 anos de idade, mesmo se ainda não tiverem menstruado. Ele é a droga anti-crise que mais tem risco associado com Transtorno do espectro autista (TEA), malformações fetais e baixo quoeficiente intelectual (QI) em crianças.


🧠NÃO se solicita de rotina Eletroencefalograma (EEG) em caso de síncope. O EEG pode ser normal em pacientes epilépticos e ser alterado naqueles sem. Ele só deve ser indicado nos casos com história muito caracteristica de epilepsia. 75% das síncopes são de origem cardíaca; 24% endócrino-metabólicas e 1% neurológicas.


🧠NÃO se precreve drogas anti-crise por período prolongado nos casos de crises por abstinência. Suspensão abrupta de álcool ou outras substâncias (como os benzoazepínicos) podem provocar crises epilépticas circunstanciais. Assim que o período de desintoxicação terminar, as drogas anti-crise não são mais indicadas.


🧠NÃO se solicita de rotina EEG e neuroimagens em caso de crise febril. Esses exames só são indicados, na urgência/emergência, no estado de mal epiléptico febril e/ou nas suspeitas de encefalites.


🧠 NÃO se solicita de rotina Tomografia de crânio, na urgência/emergência, em caso de crise em paciente previamente já diagnosticado com epilepsia. Só está indicada na suspeita de traumatismo cranioencefálico e/ou alteração do padrão neurológico no pós-ictal.


📚Guia de referência:

Sociedade Americana de Epilepsia e ILAE (Liga Internacional contra a epilepsia).


#duvidas #crisesepilepticas #epilepsia #crisefebril #convulsaofebril


Dra. Valéria Gandolfi Geraldo

CRM-SP 105.691 / RQE: 26.501-1

Pediatria - Neurologia Pediatrica

4 visualizações

Rua Dr. Pedro Costa, 483 - 3o. andar, sala 32, Centro, Taubaté - SP

CEP: 12.010-160  -  Tel: (12)-3621.4846 / Celular e whatsApp: (12) 97401. 8970  

E-mail: neurogandolfi@hotmail.com  -  Atendimento secretaria: Segunda a sexta das 9h às 16h

©  2020 por Clínica Neurológica Gandolfi.

  • CE28317B-9C74-43D8-8275-87F447147B56_edi
  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon