Buscar
  • Clinica NeuroGandolfi

Seu filho não dorme bem?



🌙 Seu filho não dorme bem?


😴A qualidade e duração do sono mudam conforme a pessoa vai ficando mais velha, compreendendo isso, conseguimos fazer uma higiene do sono adequada.


👶🏻Recém-nascidos, por exemplo, passam até 80% do seu dia dormindo e a maioria das crianças passa metade ou mais.


🤔Mas, afinal, o que eu posso fazer para melhorar o sono do meu filho?


✔️Até 6 meses, o bebê inicia o sono de modo ativo. É muito comum ocorrerem movimentos de sucção, contrações musculares, sorrisos, franzimentos, respiração irregular e pequenas movimentações dos membros.


✔️ De 6 a 12 meses, ocorrem pequenos despertares noturnos, mas eles já tem a capacidade de voltar a dormir sozinhos (“autoninar”). ⚠️Não alimente, balance ou nine o bebê nesses episódios.


✔️O comportamento de acordar chorando no meio da noite sempre deve ser monitorado e analisado funcionalmente. Acalme sempre o seu filho!


✔️Coloque o seu filho para dormir no berço ou cama enquanto ele ainda estiver sonolento, porque o auxilia a tomar consciência do local que estava antes de dormir, com o que acabou de acordar, contribuindo para que não se sinta perdido ao despertar.


✔️ Em crianças de 1 a 3 anos, algum objeto de transição (paninho/brinquedo) pode ser usado como facilitador do sono.


✔️Uma hora antes de dormir, diminua as luzes do ambiente, desligue os eletrônicos/telas, coloque música de ninar com letra suave e pratique o hábito de leitura, ajudando a acalmar o seu filho.


✔️Respeite o tempo de tela/eletrônico recomendado para cada idade.


❗ Distúrbios e hábitos inadequados de sono podem elevar o risco de doenças orgânicas, transtornos mentais e comportamentais, problemas de memória e atenção e mau desempenho escolar.


#sonosaudavel #sonodobebê #maternidadeativa #soninho #higienedosono #cuidadosmaternos #bebe #recemnascido #criancas #sono


Dra. Valéria Gandolfi Geraldo

Pediatria - Neurologia Pediátrica

CRM-SP 105.691 - RQE: 26.501-1

8 visualizações0 comentário