• Clinica NeuroGandolfi

Sistema PROTEA-R: triagem de Autismo.

Atualizado: Jan 7


➡️Você sabe o que é o Sistema PROTEA-R - Sistema de Avaliação da Suspeita do #Transtorno do #Espectro #Autista (TEA)?


❗️O Sistema PROTEA-R é um instrumento interdisciplinar que sistematiza as entrevistas com os responsáveis e a observação clínica do desenvolvimento infantil, através de situações semiestruturadas de brincadeira, com o objetivo de rastreamento da presença de comportamentos inerentes à sintomatologia do TEA.


✔️Destina-se a crianças em torno de 24 a 60 meses de idade, especialmente àquelas não verbais, com suspeita de TEA e outros transtornos da comunicação.


✔️Está dividido em três eixos e seu objetivo é sistematizar as entrevistas com responsáveis e observar clinicamente o desenvolvimento infantil.


✔️Pode ser utilizados por profissionais da área da saúde e educação. Recomenda-se que os profissionais procurem por treinamento na utilização do instrumento e por conhecimento teórico na área do TEA. Desse modo, salienta-se a relevância da formação teórico-prática específica para o uso adequado do Sistema #PROTEA-R.


✔️Além disso, avaliar uma criança é um trabalho delicado e que implica em responsabilidades. Um diagnóstico incorreto ou realizado sem o devido cuidado, pode por exemplo, prejudicar imensamente o seu desenvolvimento.


⚠️É um instrumento de triagem e não de diagnóstico de TEA. Caso a conclusão da avaliação seja risco de TEA, o próximo passo será a avaliação utilizando os instrumentos diagnósticos: ADI-R, ADOS-2 e CARS-2.


Por quê ele é tão utilizado?

O PROTEA-R avalia, além presença de comportamentos, a intensidade, duração, peculiaridade e a sutileza das expressões específicas da criança com TEA. O instrumento serve para auxiliar o médico Neurologista Pediátrico no processo de diagnóstico, no planejamento inicial e no acompanhamento das evoluções da criança, mesmo que sutis. Sua aplicação é simples e requer um conjunto de brinquedos de baixo custo e de fácil reposição.


✔️O #TEA é um transtorno do #neurodesenvolvimento, com sintomas presentes desde os primeiros anos de vida, que podem se alterar durante seu desenvolvimento. Por isso, é muito importante o diagnóstico e o tratamento precoce! E o Sistema PROTEA-R é um auxilio nesse processo.


#autismoinfantil #autismoerealidade #autismonaotemcara #autismobrasil #maedeautista #autismo #paideautista


Dra. Valéria Gandolfi Geraldo

Pediatria - Neurologia Pediátrica

CRM-SP: 105.691 / RQE: 26.501-1

90 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo