• Clinica NeuroGandolfi

Sonambulismo Infantil


😴O #sonabulismo infantil tem uma prevalência estimada de 1% e 15%, principalmente dos três aos sete anos de idade.


▶️É um Transtornos do Sono-Vigília, englobado dentro da categoria dos Transtornos de Despertar do Sono Não REM. Originado durante o sono profundo (Sono Não REM), caracterizado por andar ou realizar comportamentos complexos durante o sono. Normalmente, envolve mais do que apenas caminhar durante o sono e ocorre 1 ou 2 horas depois que a pessoa adormeceu, duram de poucos segundos a 30 minutos e terminam quando ela acorda ou volta para cama para continuar dormindo.


👉 Os sinais e sintomas podem ser sentar na cama e olhar em volta; andar pelo quarto ou casa; comportamento inadequado, como urinar em armários (mais comum em crianças); alimentar-se; sair de casa e até mesmo dirigir longas distâncias.


😴Como o quadro ocorre durante o sono profundo, provavelmente, será difícil acordar o indivíduo; poderá ocorrer ataques violentos contra a pessoa que tente despertá-lo; e ele terá pouca ou nenhuma memória do episódio.


😴É comum se iniciar na idade adulta ou persistir até ela e, em geral, não tem, como condição coexistente, outro transtorno mental e comportamental significativo.


⚠️ Os gatilhos frequentes podem ser privação do sono; higiene de sono e uso de telas/eletrônicos inadequados para a idade; agentes sedativos (incluindo álcool); doenças febris, apneia de sono e certos medicamentos.


⚠️ Deixe a pessoa com o transtorno dormir em ambiente seguro e protegido, pois, durante o episódio, por não ter consciência do que está acontecendo, poderá se machucar!


😴O diagnóstico é clinico, porém a polissonografia e o eletroencefalograna podem auxiliar no diagnóstico diferencial.


😴É um transtorno benigno, aleatório e pode desaparecer espontaneamente nas crianças. O tratamento medicamentoso só se é necessário quando os episódios são frequentes e possam oferecer risco de acidentes ou constrangimento à pessoa. Técnicas de relaxamento e psicoterapia também ajudam a controlá-lo.


👉Quando associado a condições coexistentes, o tratamento delas é o suficiente para a sua melhora.


#sono #disturbiodosono #infancia


Dra. Valéria Gandolfi Geraldo

Pediatria - Neurologia Pediátrica

CRM-SP 105.691 - RQE: 26.501-1

5 visualizações

Rua Dr. Pedro Costa, 483 - 3o. andar, sala 32, Centro, Taubaté - SP

CEP: 12.010-160  -  Tel: (12)-3621.4846 / Celular e whatsApp: (12) 97401. 8970  

E-mail: neurogandolfi@hotmail.com  -  Atendimento secretaria: Segunda a sexta das 9h às 16h

©  2020 por Clínica Neurológica Gandolfi.

  • CE28317B-9C74-43D8-8275-87F447147B56_edi
  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon