• Clinica NeuroGandolfi

Suícidio: setembro amarelo.

Atualizado: Set 18


ūüĆľSetembro AmareloūüĆľ


Mês de conscientização sobre a prevenção do suicídio.


Às vezes, um coração em silêncio, grita por ajuda. Ouça mais, seja gentil e não desista de ajudar.


Nesse ano de 2020, esta campanha se tornou ainda mais importante. Nós apoiamos.

ūüíõSetembro √© o m√™s de conscientiza√ß√£o sobre a preven√ß√£o ao suic√≠dio.


ūüéó E por que Amarelo? Por causa da hist√≥ria de Mike Emme, um jovem dos Estados Unidos que se matou em 1994 dentro de seu carro Ford Mustang 1968 que ele fez quest√£o de reformar e pintar de amarelo.


ūüéó O amarelo do Mustang de Mike √© a cor escolhida para representar essa campanha t√£o importante.


ūüéó Nesse sentido, precisamos falar sobre o suic√≠dio!


ūüéó Quem quer se matar experimenta sensa√ß√Ķes muito dolorosas de sofrimento e desespero que quanto mais intensas se tornam, mais a vida vai perdendo o sentido que antes existia.


ūüéó Parece comum ao ser humano lidar com sentimentos de tristeza e desesperan√ßa, mas aos poucos as ideias v√£o se reorganizando e a vida passa a fazer sentido novamente.


ūüéó Muitos, no entanto, n√£o conseguem encontrar outra alternativa sen√£o o suic√≠dio para se livrarem daquela situa√ß√£o que se tornou insuport√°vel demais para lidar. E se matam mesmo!


ūüéó Por isso √© essencial que cada um fa√ßa a sua parte praticando empatia, acolhendo os sentimentos do outro, demonstrando cuidado e preocupa√ß√£o.


ūüéó Afinal, toda vida importa! ūüíõ

ūü߆2020 vai ficar na nossa mem√≥ria, e provavelmente n√£o pela parte boa. Talvez nunca tenhamos sido t√£o desafiados, por tanto tempo, em rela√ß√£o √† sa√ļde f√≠sica e mental.


ūü¶†Um conjunto de desafios apareceu e ficou em nossas vidas, que se somou ao temor do v√≠rus antes desconhecido: o isolamento social, a priva√ß√£o de liberdade, a conviv√™ncia di√°ria no ambiente familiar (que andava beeem distante), a falta de luz solar direta substitu√≠da pela luz artificial das casas e apartamentos, somada √† luz de telas de computador, celulares e tablets, que se tornaram os objetos de trabalho e estudo de uma grande maioria. Isso sem falar na diminui√ß√£o de renda, na perda de emprego, na fome...


ūü¶†o COVID-19 virou nossa vida ao avesso, e neste per√≠odo de adapta√ß√£o ao ‚Äúnovo‚ÄĚ √© um desafio manter a sa√ļde em dia.


ūüéóSe estiver precisando de ajuda n√£o deixe de buscar. N√£o deixe de cuidar bem de voc√™, em momentos de adversidade a forma como voc√™ responde √† frustra√ß√Ķes revela como est√° sua sa√ļde mental, e quando isso n√£o vai bem, tudo tende a piorar, inclusive sua sa√ļde f√≠sica.


ūüéóN√£o sabemos por quanto tempo isso ainda vai permanecer na nossa rotina, ent√£o mantenha o cuidado com voc√™ como prioridade. Fa√ßa o que estiver ao seu alcance para manter sanidade nesse ‚Äúmundo doido‚ÄĚ que estamos vivendo hoje.


‚ö†ÔłŹTrabalhe em ambientes iluminados com a luz solar, fa√ßa exerc√≠cios, se hidrate bem, durma o suficiente, procure alimentos mais saud√°veis para suas refei√ß√Ķes, desconecte-se da internet nas horas de lazer, e o mais importante: ūüéóse n√£o estiver bem, procure tratamento, n√£o interrompa sua rotina de cuidados com sua sa√ļde.ūüíõ‚ÄĚ


#saudemental #cuidados #qualidadedevida

#suicidio #todavidaimporta #ano2020

#setembroamareloūüíõ #setembroamareloūüéó #suicidio #setembroamarelo #depress√£o #depress√£on√£o√©frescura #suicidio #suicidion√£o√©frescura #ansiedade #quarentena #saude #saudemental


Dra. Valéria Gandolfi Geraldo

Pediatria - Neurologia Pedi√°trica

Transtorno do Espectro Autista

CRM-SP: 105.691 / RQE: 26.501-1

1 visualização

Rua Dr. Pedro Costa, 483 - 3o. andar, sala 32, Centro, Taubat√© - SP

CEP: 12.010-160  -  Tel: (12)-3621.4846 / Celular e whatsApp: (12) 97401. 8970  

E-mail: neurogandolfi@hotmail.com  -  Atendimento secretaria: Segunda a sexta das 9h √†s 16h

¬©  2020 por Cl√≠nica Neurol√≥gica Gandolfi.

  • Autismo na web
  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon