Clinica NeuroGandolfi
SUDEP: morte súbita inesperada na epilepsia

▶️SUDEP é uma das principais causas de morte entre as pessoas com epilepsia.
👉De forma geral, a SUDEP é responsável por aproximadamente 17% de todas as mortes em epilepsia e apresenta uma taxa anual de incidência entre adultos de 1/1.000 pacientes, enquanto em crianças varia em média de 0,2/1.000 por ano.
👉A morte súbita inesperada na epilepsia (SUDEP – Sudden Unexpected Death in Epilepsy) é definida como a morte súbita, não esperada, testemunhada ou não, não traumática e não por afogamento em pacientes com epilepsia, com ou sem evidências de uma crise epiléptica e com a exclusão de estado de mal epiléptico documentado, em que a necropsia não revela uma causa toxicológica ou anatômica da morte.
👉Os mecanismos fisiopatológicos responsáveis pela ocorrência da SUDEP permanecem desconhecidos. Embora a causa ou as causas da SUDEP ainda sejam um mistério, os estudos recentes demonstram que anormalidades respiratórias e/ou cardiovasculares durante ou imediatamente após as crises epilépticas estejam diretamente relacionadas com a ocorrência da SUDEP.
👉Ainda não existe uma maneira eficaz para evitar a SUDEP. O controle das crises epilépticas é a melhor estratégia para preveni-la. Além disso, outras medidas também podem ser úteis: reduzir o estresse, prática de atividade física (com supervisão de um profissional habilitado), não consumir bebida alcoólica, ter uma boa qualidade de sono, ter o hábito de consumir uma dieta rica em ômega-3.
#criseepileptica #mortesubita #epilepsia #SUDEP #usarregularmenteomedicamento
Dra. Valéria Gandolfi Geraldo
CRM-SP 105.691 - RQE: 26.501-1
Pediatria - Neurologia Pediátrica