Clinica NeuroGandolfi
Transtorno da linguagem

Você já ouviu falar do Atraso na Aquisição e no Desenvolvimento da Linguagem?
Esta é uma consequência muito comum quando os pais não conversam com os bebês e merece toda a atenção dos pais, visto que influencia consideravelmente no processo de aquisição da linguagem.
São crianças que tem uma boa compreensão, interação social, atenção compartilhada, contato visual, brincadeira social e funcional, sorriso social e gestos comunicativos, mas falam pouco para o marco do desenvolvimento da linguagem da sua idade.
💡 Lembre-se que nesse processo de desenvolvimento infantil é fundamental que, além de interagir com o bebê, os pais fiquem sempre em alerta!
💡 Lembre-se que no processo de desenvolvimento infantil é fundamental que, além de interagir com o bebê, os pais fiquem sempre em alerta e conversem muito com eles!
As principais etapas do desenvolvimento de linguagem são:
✅ A partir dos 3 meses, passa a emitir gritos e vocalizações, a sorrir ao interagir com pessoas e a ficar atenta aos sons emitidos ao seu redor;
✅ Aos 8 meses começa a pronunciar vogais e consoantes sequenciais, além de atender comandos simples;
✅ Aos 12 meses já inicia a produção de vocábulos isolados, com algum significado. Consegue localizar os sons que vêm de cima;
✅ Com 18 meses a criança já desenvolve um vocabulário com cerca de 50 palavras e consegue manter um pequeno diálogo.
Se o seu bebê não se encaixa nesses padrões, pode ser o momento de levá-lo ao fonoaudiólogo para uma avaliação mais precisa, pois pode significar um Transtorno de comunicação ou outro transtorno do neurodesenvolvimento.
👇 E me conta, como tem sido o desenvolvimento de linguagem do seu filho? Você tem o hábito de conversar com ele? Sabia a importância disso?
#atrasonalinguagem #atrasonafala #atrasonodesenvolvimentodalinguagem #saúdedobebê #interagircomobebe #diálogocommeufilho #conversasmaeefilho #conversaspaiefilho #maternidade
Dra. Valéria Gandolfi Geraldo
Pediatria - Neurologia Pediátrica
CRM-SP 105691 - RQE: 26.501-1