Buscar
  • Clinica NeuroGandolfi

Transtornos de Tique


📌 Os transtornos de tiques causam a necessidade incontrolável de realizar movimentos rápidos, geralmente repetitivos e sem motivo.


Eles ainda são uma incógnita para a ciência, mas acredita-se que são causados a partir da genética, problemas no desenvolvimento ou uso de substâncias (anfetaminas, antipsicóticos, anticrise epilépticas, etc.

Existem três tipos: ➡ Transitório: vocal ou motor, simples ou complexo, cuja duração não pode passar de três meses; ➡ Crônico: podem ser motores ou vocais e duram mais de um ano; ➡ Síndrome de Tourette: apresenta tiques motores e vocais, com duração de mais de um ano. ❗ Os tiques não são prejudiciais à saúde, mas são alvo de muito preconceito nas ruas. Ainda não há um medicamento específico para conter o problema, uma vez que a potência do medicamento pode ser revertida a danos colaterais muito intensos. ✅ O melhor remédio é orientar a pessoa, em especial na fase escolar, ajudando-a a lidar com a situação. A psicoterapia pode ser uma boa solução para ajudar a criança a manter sua mente sã e não se afetar com quaisquer comentários maldosos. #transtornodetiques #tiques #cacoetes #movimentosrepetitivos #orientaçaoprofissional #saudedacriança #bullying #sindromedetourette #tiquetransitorio #tiquecronico #psicoterapia


Dra. Valéria Gandolfi Geraldo

Pediatria - Neurologia Pediátrica

CRM-SP 105.691 - RQE: 26.501-1

7 visualizações0 comentário