Buscar
  • Clinica NeuroGandolfi

Vacina Meningo ACWY e Meningo C


💉 VocĂȘ conhece as vacinas que protegem as crianças contra a meningite, inflamação grave das meninges?


⚠Vamos falar de duas delas: Vacina Meningo ACWY e Meningo C.


➡ A vacina ACWY protege a criança de meningites e infecçÔes generalizadas causadas pela bactĂ©ria meningococo dos tipos A, C, W e Y. Como Ă© uma vacina inativada, nĂŁo hĂĄ possibilidade de causar doença e Ă© 100% segura, alĂ©m de necessĂĄria. JĂĄ a Meningo C protege apenas contra o tipo C da doença.


As Sociedades Brasileiras de Pediatria (SBP) e de ImunizaçÔes (SBIm) recomendam o uso de doses rotineiras da vacina Meningo ACWY. Deve-se iniciar aos 3 meses de idade com duas doses no primeiro ano (3 e 5 meses) e reforços entre 12 e 15 meses, 5 e 6 anos e aos 11 anos de idade.


👉A recomendação da Vacina Meningo C Ă© duas doses, aos 3 e 5 meses de idade e reforço entre 12-15 meses e uma dose adicional da vacina para adolescentes entre 11 a 14 anos.


👉 Adolescentes não vacinados de 10 a 16 anos deverão receber duas doses (aos 11 e 16 anos). Já os entre 16 a 18 anos, receberão apenas uma dose.


💡 Vale lembrar que a Meningo ACWY sĂł estĂĄ disponĂ­vel na rede pĂșblica para adolescentes. Nas crianças, ela sĂł Ă© administrada na rede particular. Na rede pĂșblica, a Meningo C Ă© a disponĂ­vel para as crianças.


👇 E então, mamãe, quais vacinas seu filho tomou para se proteger da meningite?


#vacinaçao #vacinaçaoinfantil #meningite #meningitebacteriana #endemia #vacinaacwy #meningococicab #maternidade #maternidadenuaecrua #saudedacriança #cuidadosdemae


Dra. Valéria Gandolfi Geraldo

Pediatria - Neurologia PediĂĄtrica

CRM-SP 105.691 - RQE: 26.501-1

12 visualizaçÔes0 comentårio