• Clinica NeuroGandolfi

Vamos entender: Por que dar bons exemplos aos filhos funciona muito bem?


📍Todos já percebemos que as crianças e adolescentes repetem o que aprendem ao seu redor e absorvem dos pais e cuidadores.


👉Essa capacidade de imitação se deve aos neurônios espelhos, células cerebrais responsáveis por captar comportamentos, habilidades e sensações de outras pessoas.


✔️Os neurônios espelhos motores permitem ao ser humano aprender um gesto ou atividade apenas vendo alguém fazendo. Foi assim que a raça humana, há 100 mil anos, adquiriu, rapidamente, habilidades para utilizar ferramentas úteis ao seu dia a dia e o fogo, observando outros grupos.


✔️Os neurônios espelhos sensitivos permitem ao ser humano aprender a sentir sensações e emoções apenas as vendo em alguém. Ao ver alguém sendo acariciado, esses neurônios são estimulados e nosso cérebro aprende que se trata de outra pessoa. Tanto que em uma sutura de um ferimento com anestesia local, não se sente dor, mas se sente o toque da outra pessoa. São eles os responsáveis pela empatia, tão importante, e da influencia dos anúncios publicitários no nosso comportamento.


👉 Por isso, nossos filhos aprendem muito nos observando. Assimilam habilidades, valores e comportamentos, construindo hábitos e moldando o cáracter deles. Assim, é de extrema importância criarmos vínculos, estarmos presentes na vida deles e darmos bons exemplos.


⚠️Crianças com pais que dão mais atenção ao celular do que nelas, aprendem a ver o dispositivo como algo bom e tendem a ir rumo ao transtorno do uso excessivo. As com pais que gritam ou são violentos com elas ou com outras pessoas em casa, tendem a imitar esses comportamentos ao longo da vida.


❤️ Assim como, as que veem os pais se beijando e abraçando, aprendem sobre amor. Agindo de forma ética, tendem a fazer o mesmo. Comendo alimentos saudáveis, como legumes e frutas, com expressões de prazer, tendem a ter o mesmo hábito.


⚠️Seja o exemplo do seu filho! Nossos comportamentos moldam o caráter deles e influenciam nos caminhos que eles seguirão ao longo da vida. Não somos perfeitos, mas podemos dar o nosso melhor diariamente! Reflitam!

.

#delicadezageradelicadeza #amorgeraamor


Dra. Valéria Gandolfi Geraldo

Pediatria - Neurologia Pediátrica

CRM-SP 105.691 - RQE: 26.501-1

3 visualizações0 comentário

Rua Dr. Pedro Costa, 483 - 3o. andar, sala 32, Centro, Taubaté - SP

CEP: 12.010-160  -  Tel: (12)-3621.4846 / Celular e whatsApp: (12) 97401. 8970  

E-mail: neurogandolfi@hotmail.com  -  Atendimento secretaria: Segunda a sexta das 9h às 16h

©  2009-2021 por Clínica Neurológica Gandolfi. Todos os direitos reservados.

  • CE28317B-9C74-43D8-8275-87F447147B56_edi
  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon