• Clinica NeuroGandolfi

Você sabe o que é um Mediador Escolar?


📌 Você sabe o que é um Mediador Escolar?


Este é um profissional que tem como objetivo acompanhar as crianças e adolescentes com alguma deficiência, atraso no desenvolvimento, transtorno do espectro autista (TEA) e alta habilidades nos trabalhos escolares. Desde a creche ele é necessário!


➡ Ele pode ser contratado pela própria escola ou de forma particular pela família que deseja um acompanhamento mais individualizado para seu filho. Pela Lei Brasileira de Inclusão (LBI) o mediador escolar é responsabilidade da escola e, nos casos das particulares, não pode ser cobrado taxa extra por ele.


💡 Vale lembrar que o Mediador Escolar não vai ensinar nada ao aluno, mas sim ajudá-lo a compreender melhor os assuntos abordados pelo professor, oferecendo suporte individualizado de acordo com as habilidades e capacidades do aluno com necessidades específicas. Esse suporte também pode ser oferecido nas demais competências da instituição, como refeitório e intervalos. Ele é uma sombra do aluno e nunca uma âncora!


⚠️Nos casos de atraso global do desenvolvimento, TEA e deficiência intelectual, o mediador escolar será o aplicador ABA (Análise do Comportamento Aplicada) na escola, ou seja, será o acompanhante terapêutico (AT) na escola.


➡ Esse profissional participa, ainda, das supervisões dos grupos de estudo e treinamentos realizados dentro da instituição, e estar sempre em diálogo com todos para que esteja explicando os porquês dos procedimentos e intervenções realizadas no ambiente escolar.


👇 Você já pensou em contratar ou solicitar a escola um Mediador Escolar para o seu filho?


#autismo #tea #transtornoespectroautista #mediadorescolar #tdah #transtornosdeaprendizagem #transtornosnainfancia #desenvolvimentoinfantil #criancas


Dra. Valéria Gandolfi Geraldo

Pediatria - Neurologia Pediátrica

CRM-SP 105.691 - RQE: 26.501-1

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo