- Clinica NeuroGandolfi
Instrumentos ADOS-2, ADI-R e CARS-2: diagnóstico padrão ouro de autismo.

Instrumentos ADOS-2, ADI-R e CARS-2: diagnóstico padrão outro de autismo.
📍 Como todos sabem, o Transtorno do Espectro Autista (TEA) não tem cara, não tem forma e muito menos exame de imagem ou de laboratório que faça o seu diagnóstico. Ele depende de uma observação clínica, escolar e doméstica, levando em conta o cotidiano e a interação com outras crianças.
❗ É impossível fazer o diagnóstico de TEA, sem saber como se comporta o indivíduo. Logo, por ser muito complicado chegar ao diagnóstico definitivo à primeira vista, por existir diversas facetas clínicas e formas de comportamento da criança, foram criadas três escalas extremamente específicas e bem definidas para fechar o diagnóstico de TEA.
➡ ADOS-2: escala de observação: a partir de 12 meses.
➡ ADI-R: escala de entrevista: a partir de 18 meses de idade mental.
➡ CARS-2: escala de pontuação do autismo na infância, segunda edição: crianças e adolescentes de 2 a 17 anos.
✔ Tanto o ADOS-2, quanto o ADI-R, só podem ser aplicados por quem tenha experiência, seja capacitado e obteve a Certificação internacional e Acreditação Clínica: Autism Diagnostic Observational Schedule - ADOS-2 e Autism Diagnostic Interview – ADI-R. Essas duas escalas também servem como ponto de partida para observar a evolução da criança a partir do diagnóstico, mostrando o grau de autismo ou determinados prejuízos específicos.
Na Clinica Neurológica Gandolfi, esses instrumentos já estão sendo utilizados no processo de avaliação diagnóstica do Transtorno do espectro autista (TEA).
#autismo #ados2 #adir #autismoinfantil #autismoerealidade #autismonaotemcara #autista #autismobrasil #maedeautista #cars2 #diagnosticodeautismo #paideautista #autismoleve #asperger #autismomoderado #autismosevero
Dra. Valéria Gandolfi Geraldo
Pediatria - Neurologia Pediátrica
CRM-SP 105.691 - RQE: 26.501-1