top of page
  • Foto do escritorClinica NeuroGandolfi

Instrumentos ADOS-2, ADI-R e CARS-2: diagnóstico padrão ouro de autismo.


Instrumentos ADOS-2, ADI-R e CARS-2: O Padrão Ouro no Diagnóstico do Autismo

O diagnóstico do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é uma jornada complexa e crucial que envolve a análise criteriosa de vários aspectos do comportamento e desenvolvimento de uma pessoa. Entre as ferramentas mais confiáveis e abrangentes disponíveis, destacam-se o ADOS-2 (Autism Diagnostic Observation Schedule, 2ª edição), o ADI-R (Autism Diagnostic Interview-Revised) e o CARS-2 (CARS-2 - Childhood Autism Rating Scale, 2ª edição). Vamos explorar como esses instrumentos, quando usados em conjunto, formam o padrão ouro no diagnóstico do autismo.


1. ADOS-2: Observação Estruturada e Sensível ao Desenvolvimento

O ADOS-2 é uma ferramenta de observação estruturada que coloca o avaliador diretamente na interação com a pessoa em avaliação. Projetado para ser sensível ao desenvolvimento e adaptável a diferentes faixas etárias, o ADOS-2 avalia comportamentos sociais, comunicação verbal e não verbal, além de padrões de interesse e atividades repetitivas. Sua abordagem padronizada permite uma comparação consistente e a identificação de características específicas associadas ao TEA. Pode ser aplicado à partir de 12 meses (1 ano) de idade.


2. ADI-R: Entrevista Detalhada com Enfoque Histórico

Ao complementar o ADOS-2, o ADI-R acrescenta uma dimensão crucial ao processo diagnóstico. Realizada por meio de entrevistas detalhadas com cuidadores, essa ferramenta explora o desenvolvimento histórico da criança, comportamentos sociais, linguagem e interesses específicos. As informações fornecidas pelos cuidadores contribuem para uma visão mais completa do perfil do indivíduo, enriquecendo a análise e a compreensão das características associadas ao autismo. Pode ser aplicada à partir de 18 meses de idade equivalente ou 2 anos de idade cronológica.


3. CARS-2: Uma Avaliação Global e Multidimensional

O CARS-2, por sua vez, é uma avaliação global que oferece uma visão multidimensional do comportamento infantil. Essa ferramenta envolve a observação direta do comportamento e a avaliação de informações fornecidas por cuidadores e profissionais. O CARS-2 se destaca por sua abordagem integral, considerando uma ampla gama de comportamentos associados ao autismo, desde padrões de comunicação até interesses restritos. Pode ser aplicada de 2 a 17 anos.


4. Complementaridade e Confirmação

Ao utilizar o ADOS-2, ADI-R e CARS-2 em conjunto, os profissionais de saúde obtêm uma visão mais rica e abrangente do quadro comportamental de um indivíduo. A complementaridade entre essas ferramentas permite confirmar e reforçar as conclusões do diagnóstico, proporcionando maior confiabilidade aos resultados.


5. Importância da Avaliação Profissional

É fundamental ressaltar que a administração e interpretação desses instrumentos demandam habilidades e treinamento especializado. Profissionais de saúde (médicos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos e outros) precisam ser capacitados para aplicar o ADOS-2 e o ADI-R, garantindo que os resultados sejam precisos e confiáveis. Essa capacitação é a Acreditação Clínica e Certificação Internacional nos Instrumentos ADOS-2 e ADIR. A CARS-2 pode ser aplicada por profissionais de saúde e educação com expertise no instrumento.


Conclusão:

O uso combinado dos instrumentos ADOS-2, ADI-R e CARS-2 estabelece o padrão ouro no diagnóstico do autismo. Essas ferramentas, quando aplicadas por profissionais qualificados, oferecem uma base sólida para compreender as nuances do TEA, permitindo intervenções personalizadas e proporcionando suporte adequado para o desenvolvimento e bem-estar das pessoas no espectro do autismo. Ao adotarmos uma abordagem abrangente e integrada, estamos capacitando as comunidades a agirem com empatia e eficácia na promoção da inclusão e no suporte às necessidades únicas de cada indivíduo no espectro do autismo



Dra. Valéria Gandolfi Geraldo

Pediatria - Neurologia Pediátrica

CRM-SP 105.691 - RQE: 26.501-1


Sugestões de Leitura:










315 visualizações0 comentário
bottom of page