Clinica NeuroGandolfi
Qual a diferença entre Distúrbio Escolar e Transtornos específicos de aprendizagem?
Atualizado: 18 de out. de 2020

Você sabe a diferença entre Distúrbio Escolar e Transtorno específico de aprendizagem?
O processo de aprendizagem, embora seja o mais primitivo do nosso cérebro, envolve a interação de vários fatores, como biológicos, sociais, cognitivos e emocionais.
Com base nisso, é preciso diferenciar o Distúrbio escolar do Transtorno específico de aprendizagem. O primeiro refere-se à uma dificuldade que pode ter várias origens, como as citadas anteriormente. Podemos, ainda, mencionar desmotivação, problemas financeiros e até mesmo conflitos familiares.
➡ Já o Transtorno específico de aprendizagem está relacionado à dificuldades pontuais devido a uma disfunção neurológica. Neste caso, a criança demonstra déficits no seu aprendizado como um todo: fala, escrita, leitura, etc. Dislexia, disgrafia e discalculia são alguns dos Transtornos de Aprendizagem mais conhecidos.
➡ No caso do Distúrbio Escolar, visitar um psicólogo e eliminar as possíveis causas do baixo rendimento pode ser a melhor solução, enquanto que no Transtorno específico de aprendizagem destaca-se a fonoaudiologia e a estimulação cognitiva, além de uma participação multidisciplinar envolvendo psicopedagogos, neurologistas e outros especialistas.

👇 Seu filho sofre com alguma destas condições?
#disturbioescolar#transtornoespecificodeaprendizagem#desenvolvimentoinfantil#educacaoinfantil#saudedacrianca#aprendizagem#transtornodeaprendizagem
Dra. Valéria Gandolfi Geraldo
Pediatria - Neurologia Pediátrica
CRM-SP: 105.691 / RQE: 26.501-1