top of page
  • Foto do escritorClinica NeuroGandolfi

Estimulando a Comunicação das Crianças aos 6 Anos: Práticas Enriquecedoras


Estimulando a Comunicação das Crianças aos 6 Anos: Práticas Enriquecedoras

Aos 6 anos, as crianças estão em um estágio crucial de desenvolvimento, no qual suas habilidades de comunicação continuam a se aprimorar. Nessa fase, é fundamental proporcionar estímulos que fomentem não apenas a expressão verbal, mas também a leitura, a escrita e a participação ativa em conversas significativas. Aqui estão algumas dicas práticas para estimular a comunicação das crianças nessa faixa etária.


1. Conversas Diárias em Ambiente Tranquilo:

Estabeleça o hábito diário de conversar com a criança em um ambiente tranquilo, livre de distrações como telas e eletrônicos desligados. Esse momento permite uma comunicação mais profunda, estimulando a expressão de pensamentos e sentimentos.


2. Leitura de Palavras Simples e Números:

Estimule o hábito de leitura, introduzindo palavras simples e números. Incentive a criança a praticar a leitura de textos adaptados à sua habilidade, promovendo o desenvolvimento da fluência e da compreensão.


3. Estímulo à Criação de Histórias e Jogos:

Encoraje a criança a ser criativa, envolvendo-a na criação de histórias, livros de história e jogos. Essas atividades não apenas desenvolvem a imaginação, mas também aprimoram a capacidade de estruturação narrativa.


4. Participação em Atividades na Cozinha:

Estimule a participação da criança em atividades na cozinha, como seguir instruções simples de receitas. Essa prática não apenas a envolve em tarefas práticas, mas também promove a compreensão de sequências e instruções.


5. Diálogo Pós-Filmes e Programas de TV:

Após assistir a filmes e programas de TV, crie o hábito de dialogar com a criança sobre o que ela viu. Isso não apenas estimula a comunicação, mas também desenvolve a capacidade de expressar opiniões e ideias sobre narrativas visuais.


6. Reuniões de Família e Valorização da Fala:

Introduza o hábito de realizar reuniões de família, onde todos têm a oportunidade de falar e compartilhar suas experiências. Valorize a fala da criança, incentivando-a a expressar seus pensamentos e contribuir para a conversa familiar.


7. Introdução de Palavras e Conceitos Novos:

Estabeleça o hábito de introduzir palavras e conceitos novos diariamente ao vocabulário da criança. Isso não apenas enriquece seu repertório linguístico, mas também incentiva a busca pelo significado de palavras desconhecidas.


8. Rotina Visual e Leitura Diária:

Escreva uma rotina visual para a criança, estimulando-a a ler diariamente. Esse hábito não apenas contribui para a compreensão temporal, mas também promove o gosto pela leitura.


Cuidados com o Tempo de Tela:

Mantenha o tempo de tela limitado a 2 horas por dia, sempre com supervisão, conforme as recomendações pediátricas para crianças de 6 a 10 anos. O foco deve ser em atividades que incentivem a comunicação e o desenvolvimento cognitivo.


Conclusão:

Em síntese, estimular a comunicação das crianças aos 6 anos envolve uma abordagem holística, incorporando práticas que promovam habilidades linguísticas, criatividade, participação social e uma base sólida para a alfabetização.


Sugestões de leitura:




Dra. Valéria Gandolfi Geraldo

Pediatria - Neurologia Pediátrica

CRM-SP: 105.691 / RQE: 26.501-1

6 visualizações0 comentário
bottom of page