top of page
  • Foto do escritorClinica NeuroGandolfi

Desvendando os Mistérios da Epilepsia: Uma Jornada Rumo à Compreensão



Desvendando os Mistérios da Epilepsia: Uma Jornada Rumo à Compreensão


A epilepsia, uma condição neurológica complexa e muitas vezes mal compreendida, deixa uma marca indelével na vida de milhões de pessoas em todo o mundo. Ao explorarmos os aspectos essenciais dessa condição, mergulhamos no cerne do que é a epilepsia, suas características distintivas e o manejo eficaz para aqueles que vivem com essa realidade cotidiana.


O que é Epilepsia?

A epilepsia é uma doença do cérebro que se manifesta por meio de crises epilépticas, eventos neurológicos súbitos que podem variar em intensidade e duração. Para se qualificar como epilepsia, a condição deve atender a um dos seguintes critérios:

  1. Pelo Menos Duas Crises Não Provocadas:

  • Ocorrência de, no mínimo, duas crises epilépticas não provocadas ou duas crises reflexas em um intervalo superior a 24 horas.

  1. Uma Crise Não Provocada com Chance Estimada de Nova Crise:

  • Uma crise não provocada (ou reflexa) com uma probabilidade estimada de pelo menos 60% de ocorrer uma nova crise.

  1. Diagnóstico de uma Síndrome Epiléptica:

  • Identificação e diagnóstico de uma síndrome epiléptica específica, caracterizada por padrões distintivos de crises e outros sintomas neurológicos.


Controle das Crises e Importância das Drogas Anticrises:

O manejo eficaz da epilepsia muitas vezes envolve a utilização de drogas anticrises. Essas substâncias ajudam a estabilizar a atividade elétrica do cérebro, reduzindo a ocorrência de crises epilépticas. A adesão consistente ao tratamento medicamentoso é crucial para manter o controle das crises e melhorar a qualidade de vida.

Além do tratamento farmacológico, a identificação e evitação de gatilhos específicos são estratégias importantes para prevenir crises. Fatores como falta de sono, estresse e certos estímulos visuais ou auditivos podem desencadear crises em algumas pessoas. Conhecer e gerenciar esses gatilhos são partes integrantes do plano de cuidados para muitos indivíduos com epilepsia.


A Resolução da Epilepsia: Contextos e Critérios:

A epilepsia não é uma sentença perpétua para todos. Há situações em que a condição é considerada resolvida:

  1. Faixa Etária Específica:

  • Para aqueles que experimentaram epilepsia relacionada a uma faixa etária específica e ultrapassaram essa idade sem recorrência de crises.

  1. Remissão Prolongada:

  • Indivíduos que permanecem livres de crises por mais de 10 anos e ficam, pelo menos, 5 anos sem o uso de drogas anticrises.


Esses critérios destacam a variabilidade da epilepsia e como a trajetória da condição pode mudar ao longo do tempo. A resolução da epilepsia não significa apenas uma ausência de crises, mas também uma melhoria na qualidade de vida e a possibilidade de levar uma vida plena e produtiva.

Desafios e Esperanças: Uma Perspectiva Integral da Epilepsia:

Apesar dos avanços no tratamento da epilepsia, permanecem desafios significativos. Muitas vezes, o estigma social e a falta de compreensão sobre a condição persistem. Uma abordagem integral que abrange não apenas o tratamento medicamentoso, mas também o suporte emocional, a educação pública e a pesquisa contínua são cruciais para superar esses desafios.


Conclusão: Promovendo a Conscientização e a Compreensão da Epilepsia:

Desvendar os mistérios da epilepsia é uma jornada contínua. À medida que a pesquisa avança e a conscientização aumenta, a esperança de uma vida plena para aqueles com epilepsia se fortalece. Com a compreensão de que a epilepsia é uma condição variada, dinâmica e gerenciável, podemos trabalhar para desmistificar a doença e construir uma comunidade que apoie todos os afetados por essa condição neurológica desafiadora.

.


Dra. Valéria Gandolfi Geraldo

Pediatria - Neurologia Pediátrica

CRM-SP 105.691 - RQE: 26.501-1

2 visualizações0 comentário
bottom of page