Neurologia Pediátrica

A Neurologia Pediátrica é uma área de atuação  clínica que avalia o sistema nervoso central (cérebro, cerebelo e tronco encefálico) e periférico (nervos) das crianças e adolescentes.

Pediatria

A pediatria é o ramo da medicina que se especializa na saúde e nas doenças das crianças e adolescentes. Trata-se de uma especialidade médica que se centra nos pacientes desde o momento do nascimento até à adolescência, sem que exista um limite preciso que determine o final da sua validez.

Neuropsicologia

A neuropsicologia estuda as relações entre o cérebro/comportamento, dedicando-se a investigar diversas áreas cognitivas do individuo. Tem como objetivo a investigação do papel de sistemas cerebrais individuais em formas complexas de atividades mentais.

Neurologia Cognitiva e do Comportamento

Estuda as bases anatômicas e fisiológicas das funções cognitivas (como memória, linguagem, funções executivas, habilidades visuais, entre outras) e do comportamento, e os transtornos destas funções causados por doenças que afetam o cérebro.

Epilepsia

A epilepsia é uma condição neurológica que afeta o cérebro e torna as crianças, adolescentes, adultos e idosos mais suscetíveis a crises epilépticas recorrentes não provocadas. É um dos distúrbios mais comuns do sistema nervoso. As crises epilépticas podem ser bem diferentes em crianças. Além disso, existem muitos tipos de crises epilépticas e saber  qual  a pessoa apresenta é importante para entender as causas.

Desenvolvimento e Comportamento Infantil

O que é desenvolvimento infantil?

É o conjunto de habilidades que a criança desenvolve do nascimento até a adolescência – considerando as mudanças biológicas, psicológicas e emocionais. Ele pode ser avaliado por meio da observação da forma como o indivíduo brinca, fala, aprende e interage com os outros.

Transtornos Comportamentais Escolares

Competências e habilidades específicas nos principais transtornos de comportamento que acometem crianças e adolescentes no ambiente escolar, como  Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), Transtorno Desafiador Opositivo (TOD), Transtorno de Conduta, comportamento Bullying, Transtornos do Humor,  Transtornos Ansiosos,  Transtornos Específicos de Aprendizagem, Transtorno do Espectro Autista e Deficiência Intelectual.

Transtorno do Espectro Autista

Transtorno do Espectro Autista é  um transtorno do neurodesenvolvimento, caracterizado por déficits persistentes na comunicação social e na interação social em múltiplos contextos, associado a alterações sensoriais e/ou  fala repetitiva e/ou padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades.

Intervenção comportamental precoce baseada em tecnologias de ensino naturalístico

Trata-se de uma terapia comportamental voltada para  as crianças prematuras, sindrômicas e com anóxia perinatal, lesões encefálicas congênitas ou adquiridas, microcefalia, meningomielocele,  atraso global do desenvolvimento, deficiência intelectual, transtorno do espectro autista  (TEA) e quadros assemelhados.

Psicopedagogo Clínico

Profissional licenciado preparado para atender crianças e adolescentes com dificuldades no processo de aprendizagem. O seu trabalho pode ter um caráter preventivo ou interventivo (avaliação, diagnóstico e intervenção)

Teleconsulta

Teleconsulta  sincrônica: Consulta médica em que o paciente encontra-se distante fisicamente do profissional de saúde, sendo a interação imediata entre eles ou a resposta fornecida num curto período de tempo, através de videoconferência ou aplicativos de vídeo-chamadas utilizando computadores, tablets ou smartphones para a função

Rua Dr. Pedro Costa, 483 - 3o. andar, sala 32, Centro, Taubaté - SP

CEP: 12.010-160  -  Tel: (12)-3621.4846 / Celular e whatsApp: (12) 97401. 8970  

E-mail: neurogandolfi@hotmail.com  -  Atendimento secretaria: Segunda a sexta das 9h às 16h

©  2020 por Clínica Neurológica Gandolfi.

  • Autismo na web
  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon