Sobre a especialidade

A pediatria é o ramo da medicina que se especializa na saúde e nas doenças das crianças e adolescentes. Trata-se de uma especialidade médica que se centra nos pacientes desde o momento do nascimento até à adolescência, sem que exista um limite preciso que determine o final da sua validez.           

É muito importante que os pais possam estabelecer uma relação de mútua cooperação com o seu pediatra, tendo alguém de confiança a quem recorrer nos casos de dúvidas, para o seguimento preventivo do crescimento e do desenvolvimento de seu filho e nos casos de doença, alguém habilitado para ajudar a cuidar adequadamente de seu filho.

 

Pediatra

Para crianças saudáveis, as consultas de Pediatria atendem o seguinte calendário:

   - Consulta do bebê no pré-natal, no 3º trimestre da gravidez;

   - Consulta no nascimento – sala de parto;

   - Consulta da 1ª semana de vida, entre o 3º e o 7º dia – Visita domiciliar ou ambulatorial;

   - Consulta mensal até o 6º mês de vida

   - Consulta aos 9 meses, 12 meses, 18 meses e 24 meses.

  - A partir da consulta dos 24 meses deve ser realizada uma consulta anual até o inicio da adolescência, quando recomenda-se novamente estreitar a observação clínica a cada 6 meses até a fase adulta.

 

Se no  acompanhamento da criança ou adolescente, acontecer qualquer alteração, doença ou situação em que ela precise ser mais avaliada ou supervisionada, o pediatra pode precisar agendar consultas e/ou retornos mais próximos ou frequentes.

Dicas aos pais e futuros pais:

(1) Escolha seu pediatra antes de seu filho nascer. Realize uma consulta pré-natal em torno da 32ª semana de gestação para conhecer o profissional, criar vínculo e conversar sobre os cuidados com o recém-nascido.

(2) Sempre esclareça suas questões com o pediatra! Não fique com dúvidas.

Pediatria