top of page
  • Foto do escritorClinica NeuroGandolfi

Desvio de Septo e Suas Implicações: Da Respiração Comprometida às Cefaleias Persistentes



Desvio de Septo e Suas Implicações: Da Respiração Comprometida às Cefaleias Persistentes


O desvio de septo, uma condição que afeta a parede que separa as cavidades nasais, é mais comum do que muitos imaginam. Enquanto em alguns casos não causa grandes incômodos, em outros, pode ser responsável por dificuldades respiratórias significativas, impactando até mesmo a qualidade de vida. Neste contexto, exploraremos a natureza do desvio de septo, suas possíveis ramificações na saúde e como lidar com essa condição.


Compreendendo o Desvio de Septo: Uma Barreira para a Respiração Saudável

O septo nasal, constituído por osso e cartilagem, é responsável por dividir as narinas, garantindo um fluxo de ar equilibrado. No entanto, quando esse septo se desloca para um dos lados, ocorre o desvio de septo. Isso pode ocorrer desde o nascimento ou ser resultado de lesões ao longo da vida.


Manifestações Clínicas e Impacto na Respiração: Quando o Desvio se Torna Problemático
  1. Dificuldades Respiratórias:

  • O principal sintoma do desvio de septo é a obstrução nasal, levando a dificuldades respiratórias. Em casos mais graves, isso pode resultar em roncos noturnos, apneia do sono e até mesmo sinusite recorrente.

  1. Cefaleias Associadas:

  • Muitos indivíduos com desvio de septo enfrentam cefaleias intensas. A obstrução nasal pode causar alterações na pressão dos seios paranasais, desencadeando dores de cabeça recorrentes.

  1. Qualidade de Vida Afetada:

  • A combinação de dificuldades respiratórias e dores de cabeça pode impactar negativamente a qualidade de vida. A fadiga decorrente da má qualidade do sono e o desconforto das cefaleias tornam-se desafios diários.

Opções de Tratamento: Alívio dos Sintomas e Soluções Definitivas
  1. Medicamentos de Alívio:

  • Para muitos, especialmente aqueles com desvios de septo menores, medicamentos como descongestionantes e corticosteroides podem proporcionar alívio temporário dos sintomas.

  1. Cirurgia de Septoplastia:

  • Em casos mais graves, a cirurgia de septoplastia é frequentemente recomendada. Esse procedimento visa reposicionar o septo nasal, restaurando o fluxo de ar normal. A cirurgia é considerada segura e eficaz, proporcionando melhorias significativas na respiração e na qualidade de vida.

  1. Medidas Cotidianas:

  • Além dos medicamentos e procedimentos cirúrgicos, práticas diárias como a lavagem nasal com soluções salinas podem ajudar a aliviar a obstrução nasal e reduzir a frequência de cefaleias.

A Importância da Abordagem Multidisciplinar: Tratando o Desvio de Septo de Maneira Abrangente
  1. Consulta Médica Especializada:

  • A avaliação por um otorrinolaringologista é fundamental para diagnosticar a gravidade do desvio de septo e determinar o plano de tratamento mais adequado.

  1. Considerações sobre Qualidade do Sono:

  • Em casos de apneia do sono relacionada ao desvio de septo, a colaboração com um especialista em medicina do sono pode ser benéfica para abordar questões específicas do sono.

  1. Apoio Pós-Cirúrgico:

  • Pacientes submetidos à septoplastia podem se beneficiar de acompanhamento pós-cirúrgico, incluindo fisioterapia respiratória, para otimizar os resultados.


Conclusão: Lidando com o Desvio de Septo para uma Vida Mais Saudável

O desvio de septo, embora comum, não deve ser ignorado quando seus efeitos comprometem significativamente a respiração e a qualidade de vida. A busca por orientação médica especializada é o primeiro passo crucial para avaliação e definição do melhor plano de tratamento. Seja por meio de medicamentos, cirurgia ou medidas cotidianas, o objetivo é restaurar a função respiratória e proporcionar alívio duradouro para aqueles que enfrentam os desafios do desvio de septo.



Dra. Valéria Gandolfi Geraldo

Pediatria - Neurologia Pediátrica

CRM-SP: 105.691 / RQE: 26.501-1


Sugestão de Leitura:

1 visualização0 comentário
bottom of page