Buscar
  • Clinica NeuroGandolfi

Dicas para as festas de final de ano com os Autistas


🧩As festas de fim de ano estão cada vez mais próximas e sabemos que com os autistas a postura deve ser um pouco diferente.


➡ Preparar a criança com autismo para as festas é o primeiro passo para que ela comece a entender os eventos. Transmita empolgação e peça a ajuda dela nas preparações, seja escolhendo a decoração ou até mesmo os presentes.


Fazer um quadro ilustrativo repleto de elementos visuais para facilitar o entendimento da criança com a chegada dessas datas é uma boa opção.

.

➡ Como a criança autista tem uma sensibilidade sensorial elevada, é preciso ter cuidado com os ruídos e aromas típicos das festas. Separe um espaço no local onde haverá a festa, leve fones de ouvido bem grandes para o momento dos fogos de artifício e tente explicar tudo previamente para tranquilizá-la.


🥗 Quanto à alimentação, caso a criança tenha alguma restrição alimentar comprovada, recomenda-se que ela coma antes da refeição em família para não correr o risco de acabar comendo algum alimento "proibido".


✅ O ideal é buscar minimizar todos os elementos estressantes da mudança de rotina para que ela se sinta o mais confortável possível!


#autismo #maedeautista #paideautista #natal #feliznatal #fimdeano #decoraçaodenatal #mamae #mamaedeprimeiraviagem #ceiadenatal #papainoel #amonatal


Dra. Valéria Gandolfi Geraldo

Pediatria - Neurologia Pediátrica

CRM-SP 105.691 - RQE: 26.501-1

4 visualizações0 comentário