top of page
Buscar
  • Foto do escritorClinica NeuroGandolfi

Disortografia: o que é?

Atualizado: 10 de out. de 2020


📌 A disortografia é um transtorno bem específico de aprendizagem, muitas vezes confundido até mesmo com a dislexia, que faz com que a pessoa apresente dificuldade na representação ortográfica da escrita.


Hoje, o termo é Transtorno específico de aprendizagem com prejuízo na expressão escrita.


Especificar se:

CID 10 - F81.1: Com prejuízo na expressão escrita:

  • Precisão na ortografia.

  • Precisão na gramática e na pontuação.

  • Clareza ou organização da expressão escrita.

É quando identificamos os quadros de Disortografia ou Disgrafia.


➡ Com isso, essas pessoas não conseguem escrever sem erros ortográficos. Um texto escrito por uma pessoa com disortografia geralmente é carregador de erros, que são cometidos repetidamente.


❗ Mas vale destacar que esses comportamentos não têm a ver com as habilidades intelectuais, apenas significa que o cérebro tem uma disfunção. Um dos erros mais comuns é o esquecimento de algumas letras em uma determinada palavra.


➡ É normal também a pessoa ter problemas para ler um texto. Dependendo da gravidade dos sintomas, ela pode se tornar incapaz de entender as palavras.


❗ É importante lembrar que esse transtorno de aprendizagem começa na idade escolar, embora possa ser reconhecido apenas na fase adulta.


👉 As principais características de quem possui a disortografia são: escritas com letras amontoadas, frases desorganizadas e a falta de vontade de escrever. Além disso, podem ficar ansiosas e com medo de errar, o que afeta a autoestima e a capacidade de aprendizado num contexto geral.


#disortografia #transtornodeaprendizagem #dificuldadenaaprendizagem #aprender #sercrianca #idadeescolar #aprendizagem #desenvolvimentoinfantil #infancia #ensinofundamental


Dra. Valéria Gandolfi Geraldo

Pediatria - Neurologia Pediátrica

CRM-SP: 105.691 / RQE: 26.501-1

2.844 visualizações0 comentário
bottom of page